CIMCO MDC-Max

Coleta de Dados de Fabricação (MDC) e Monitoramento

Solução completa para coleta de dados de máquinas

CIMCO MDC-Max é a solução MDC completa que reúne e processa automaticamente os dados de produção do chão de fábrica em tempo real. Gere facilmente relatórios e gráficos com cálculo automático de OEE, tempo de ciclo, tempo ocioso, tempo de configuração, tempo de inatividade e muito mais. O MDC-Max possui monitoramento em tempo real da máquina com telas vivas e tem uma interface do operador totalmente personalizável para inserir motivos de tempo de inatividade diretamente na máquina.

MDC-Max pode beneficiar a operação de um homem com poucas máquinas e a empresa corporativa com várias fábricas. O software MDC-Max é altamente flexível e facilmente personalizado para atender às suas necessidades atuais e futuras de coleta de dados. Como o MDC-Max é uma solução em rede que armazena dados em um servidor central, você pode monitorar a produção em vários locais e acessar os dados de qualquer lugar.

Benefícios

Eficiência aprimorada

Entenda o desempenho de equipamentos e pessoal com coleta de dados precisa em tempo real. Identificar causas de perda de produção e áreas potenciais de melhoria para melhor utilização de recursos e ajustes de processos orientados por dados.

Coleta de dados precisa

Elimine a coleta de dados manual, demorada e muitas vezes imprecisa, automatizando e agilizando o processo de coleta de dados.

Monitoramento em tempo real

Monitore e visualize o desempenho de equipamentos e funcionários para melhorar os tempos de resposta, identificar possíveis erros antecipadamente e melhorar a comunicação geral da empresa. Melhore o envolvimento do operador por meio da conscientização orientada por dados.

 

Relatórios em tempo real e históricos

Elimine as suposições. Entenda o funcionamento interno de sua produção com relatórios personalizados em tempo real e históricos, incluindo tempo de inatividade da máquina, OEE e outros KPIs essenciais.

Reduza o tempo de administração

Reduza a dependência de papel e o tempo administrativo. Atualize seu ERP, MES ou outro sistema administrativo diretamente com dados em tempo real à medida que são recebidos de equipamentos e pessoal.

Acesse seus dados em qualquer lugar

Acesse dados de um ou mais sites diretamente do seu dispositivo móvel. Verifique facilmente o status do equipamento ou qualquer outra informação crítica para sua operação.

 
 

Destaques de Recurso

Arquitetura escalável / suporte a várias plantas

O MDC-Max é uma solução altamente escalável que pode beneficiar tanto pequenas lojas quanto empresas corporativas com milhares de máquinas em várias instalações remotas. Os componentes do sistema incluem Servidor, PC cliente e Cliente Web que podem ser executados em um único PC ou, para requisitos empresariais, ser distribuídos em vários servidores com um número ilimitado de PCs e Clientes Web conectados.

Servidor CIMCO MDC-Max

Aplicativo de servidor robusto e confiável que opera um banco de dados SQL rápido (ou Microsoft SQL). Faz todo o trabalho pesado em segundo plano, como processamento de dados de entrada, atualização de relatórios, comunicação com sistemas externos e distribuição de dados de monitoramento para Dashboards, Live Screens, Operator Screens, etc.

Cliente de PC CIMCO MDC-Max

Aplicativo cliente baseado em Windows que fornece a interface principal para configurar o sistema MDC-Max. O cliente de PC também é usado para exibir Timelines, Live Screens, Operator Screens e inclui recursos avançados de relatórios.

CIMCO MDC-Max Web Client (cliente móvel / monitoramento móvel)

Cliente moderno baseado em navegador que funciona em qualquer dispositivo móvel (moderno), como tablet, smartphone ou smart TV. Permite o acesso remoto às telas do operador, painéis, telas ao vivo e telas de chão de fábrica. Os dados são atualizados em tempo real sem recarregar o navegador e todos os clientes podem ser atualizados a partir de um ponto central. Suporta um tema claro e escuro.

CIMCO DNC-Max (configuração de porta)
A configuração e o gerenciamento da porta da máquina são gerenciados pelo nosso poderoso software de comunicação DNC CIMCO DNC-Max, que também fornece recursos como transferências avançadas de programa, solicitação remota, ajuste de velocidade de avanço e fuso dinâmico, recepção automática, desvios de parâmetros e muito mais.

O CIMCO MDC-Max suporta o rastreamento de tempo de inatividade programado e não programado, combinando dados coletados de máquinas e operadores. Embora os dados da máquina possam ser coletados com precisão, sem erros e sem supervisão, os dados do operador fornecem o feedback contextual necessário para entender completamente os motivos do tempo de inatividade, motivos de sucata ou outros aspectos que afetam negativamente a produção.

Coleta automática de dados

Dados precisos das máquinas são coletados automaticamente e sem supervisão pelo MDC-Max. A maioria das instalações coletará, no mínimo, dados sobre o início do ciclo, a parada do ciclo e a peça concluída. O número de eventos de coleta de dados pode ser expandido conforme necessário e é limitado apenas pelos recursos de monitoramento de cada máquina específica.

Coleta de dados manual

Para coleta manual de dados, o MDC-Max fornece uma interface simplificada para celular e PC, onde os operadores podem visualizar informações essenciais e inserir dados manualmente. Os operadores podem registrar facilmente os motivos exatos do tempo de inatividade da máquina, como Aguardando Configuração, Aguardando Manutenção, Peça Sucateada, Inspeção e muito mais. O MDC-Max também vem com suporte completo para leitores de código de barras.

Número ilimitado de eventos de coleta de dados

O MDC-Max pode ser configurado para coletar dados em qualquer evento limitado apenas pelos recursos da máquina.

Painéis

Os painéis fornecem uma visão geral de seus dados de produção em tempo real e KPIs (como OEE) rapidamente. Crie vários painéis personalizados para se concentrar em diferentes instalações de produção, diferentes grupos de máquinas ou outros requisitos que você possa ter. Os painéis podem ser exibidos em grandes monitores de TV como sinalização digital ou em qualquer dispositivo móvel usando o MDC-Max Web Client.

Telas ao vivo

As telas ao vivo fornecem uma visão geral em tempo real do estado de cada máquina, juntamente com informações como OEE, trabalho atual, operador/turno, peças produzidas/desmanchadas e tempo de ciclo. As máquinas são listadas de cima para baixo com cores dedicadas que indicam claramente o estado de cada máquina. As cores podem ser definidas para piscar em estados críticos e luzes de notificação/alerta menores podem ser exibidas por cada máquina. As telas ao vivo são totalmente personalizáveis ​​e podem ser exibidas em grandes monitores de TV como sinalização digital ou em qualquer dispositivo móvel usando o MDC-Max Web Client.

Telas de chão de loja

As telas de chão de fábrica fornecem uma visão panorâmica de todo o chão de fábrica e permitem que você veja o status de todas as suas máquinas com base em onde elas estão localizadas. A cor das máquinas muda com base em seu estado e luzes de notificação/alerta menores podem ser exibidas por cada máquina. Selecione qualquer máquina para obter informações detalhadas, como KPIs (OEE), operador/trabalho atual e outras informações relevantes. As telas de chão de fábrica podem ser exibidas em grandes monitores de TV como sinalização digital e podem ser visualizadas e personalizadas em qualquer tablet ou smartphone usando o MDC-Max Web Client. Mova, dimensione, gire e altere facilmente a aparência das máquinas.

Apresentações de slides

Crie apresentações de slides de seus painéis, telas ao vivo e telas de chão de fábrica. As apresentações de slides rolam automaticamente para revelar todo o conteúdo de cada tela e, se necessário, podem ser pausadas e retomadas. As apresentações de slides podem ser exibidas em grandes monitores de TV como sinalização digital ou em qualquer dispositivo móvel usando o MDC-Max Web Client.

Cronogramas da Máquina

O monitoramento em tempo real usando gráficos de linha do tempo permite monitorar facilmente o estado atual e passado de todas as suas máquinas. Cada estado da máquina e motivo de inatividade são visualizados com diferentes cores de barra e podem ser expandidos para revelar informações adicionais.

Relatórios em tempo real

Configure relatórios em tempo real no cliente MDC-Max PC que são atualizados dinamicamente, na tela, à medida que os dados de entrada são processados. O MDC-Max PC Client suporta ter muitos relatórios abertos e atualizados em diferentes abas simultaneamente. O sistema de relatórios flexível do MDC-Max foi projetado para oferecer suporte a uma ampla variedade de relatórios personalizados que atendem aos requisitos de qualquer operação.

Controle de unidades de sinalização
O MDC-Max vem com suporte para controle de luzes Tower Stack, Beacons, alarmes sonoros e outros tipos de unidades de sinalização que são usadas para feedback visual e sonoro do estado da máquina. Os eventos de entrada da máquina e do operador podem ser configurados para ativar cores em uma luz de pilha ou acionar um alarme sonoro. Um grupo de máquinas pode até compartilhar uma unidade de sinalização, como uma luz de pilha.

Notificações por e-mail e texto em qualquer evento
O MDC-Max pode enviar notificações de texto e e-mail para o pessoal-chave em qualquer evento de máquinas e operadores. Se uma máquina ficar para trás ou uma máquina parar durante o funcionamento desacompanhado, como à noite, como parte das iniciativas Lights-out Manufacturing, o MDC-Max pode notificar automaticamente a pessoa certa para que tome medidas imediatas.

Interface de operador dedicada (PC e celular)

O MDC-Max fornece uma interface simplificada (também conhecida como tela do operador) para que os operadores visualizem informações essenciais e insiram dados manualmente, como motivos de tempo de inatividade, trabalho/operador/turno atual, motivos de sucata e muito mais. A interface do operador é totalmente personalizável, fácil de entender e projetada para ser usada no chão de fábrica, onde pode ser operada a partir de qualquer dispositivo móvel habilitado para toque (tablet/smartphone) ou PC. Casos de uso como ter um tablet montado em cada máquina ou gerenciar várias interfaces de operação específicas da máquina a partir de um único dispositivo móvel são totalmente suportados.

Suporte para leitor de código de barras

O MDC-Max suporta leitores de código de barras e vem com instruções fáceis para configurar e imprimir novos códigos de barras. Semelhante às telas do operador, os códigos de barras podem ser usados ​​para enviar dados ao MDC-Max, como trabalho atual, operador, turno, peças sucateadas ou fornecer motivos de tempo de inatividade. O uso de leitores de código de barras com o MDC-Max é mais relevante se sua empresa já tiver leitores disponíveis. Caso contrário, recomendamos o uso de telas do operador que oferecem mais opções e flexibilidade.

Número ilimitado de motivos de inatividade

O MDC-Max suporta e um número ilimitado de motivos de inatividade para atender aos requisitos de qualquer operação. Os motivos de inatividade podem ser enviados usando a Tela do Operador ou um Leitor de Código de Barras.

Suporta números de trabalho e programa

O MDC-Max vem com opções dedicadas para configurar como os números de Trabalho e Programa são gerenciados e pode associar automaticamente os dados de eventos que recebe, de máquinas e operadores, ao trabalho atualmente em execução em cada máquina. Isso permite que o MDC-Max forneça estatísticas precisas sobre cada trabalho em cada máquina.

Sistema de gerenciamento seguro de usuários/grupos
O sistema de gerenciamento de usuário/grupo seguro e robusto no MDC-Max permite um controle refinado sobre o acesso e as permissões do usuário. Os clientes MDC-Max, configuração do banco de dados e tela do operador não podem ser acessados ​​sem as devidas permissões.

Registro completo
O MDC-Max armazena logs detalhados de todos os eventos de entrada e saída, incluindo logs de erros, logs do operador e logs da máquina. Os logs podem ser armazenados permanentemente ou alternados (reiniciados) diariamente, semanalmente ou mensalmente. Os logs também podem ser exportados para um banco de dados externo (ao qual outros sistemas podem ter acesso) ou diretamente para uma planilha do Excel.

Suporta Wireless, Ethernet, RS-232 e E/S Paralela
O MDC-Max pode ser integrado à sua rede existente e suporta uma variedade de opções de hardware, incluindo fiação serial, Ethernet e rede sem fio. O MDC-Max coleta dados de equipamentos em sua rede diretamente (se uma interface de coleta de dados estiver disponível) ou indiretamente usando hardware adicional para estabelecer a conexão. O método de coleta de dados depende do tipo específico de equipamento e suas capacidades de monitoramento.

Amplo suporte para protocolos de coleta de dados
O MDC-Max vem com protocolos de mensagens especializados para comunicação direta com uma ampla variedade de máquinas/interfaces baseadas em rede, incluindo Fanuc FOCAS, Haas M-Net, MTConnect, Heidenhain, Netlink, Brother, OPC, Modbus e muito mais.

Suporte para extrair mensagens DPRNT
O MDC-Max pode ser configurado para extrair mensagens de comandos DPRNT de entrada, enviados da porta de comunicação serial de uma máquina.

Integração com fontes de dados externas
O MDC-Max pode ser configurado para ler/gravar/atualizar dados automaticamente em várias fontes de dados, incluindo bancos de dados externos, comunicação com Web Services e exportação de arquivos XML. Quando e como os dados são trocados podem ser associados a eventos específicos e condições definidas pelo usuário. Isso permite a integração com sistemas externos, como os sistemas ERP e MES de uma empresa.

Conexão ODBC direta ao banco de dados
Se necessário, sistemas externos podem acessar a data (leitura/gravação/atualização) no banco de dados MDC-Max diretamente usando o protocolo ODBC.

Integração com sistemas externos através do OEM Link
Para integração customizada com sistemas externos e automação de processos, a CIMCO disponibiliza uma biblioteca C++ chamada OEM Link (.dll) que pode ser customizada pelo cliente. O Link OEM é controlado pelo Servidor MDC-Max e pode ser programado para “capturar” eventos de operadores e máquinas à medida que são recebidos pelo MDC-Max. Isso permite que o cliente execute código personalizado sempre que ocorrerem eventos específicos, como chamar um Web Service, exportar dados para um formato de arquivo específico ou comunicar-se com APIs externas.

Solicitar uma consultoria ou demonstração