KEPServerEX

O KEPServerEX é a principal plataforma de conectividade do setor que fornece uma única fonte de dados de automação industrial para todos os seus aplicativos. O design da plataforma permite aos usuários conectar, gerenciar, monitorar e controlar diversos dispositivos de automação e aplicativos de software por meio de uma interface de usuário intuitiva. O KEPServerEX utiliza o OPC (o padrão de interoperabilidade do setor de automação) e os protocolos de comunicação centrados em TI (como SNMP, ODBC e serviços da Web) para fornecer aos usuários uma única fonte de dados industriais. A plataforma foi desenvolvida e testada para atender aos requisitos de desempenho, confiabilidade e facilidade de uso de nossos clientes.

Assista ao vídeo de dois minutos abaixo para ver como o KEPServerEX resolve desafios comuns de conectividade – fornecendo acesso seguro e confiável a dados industriais em tempo real, para que todos, desde o chão de fábrica até o andar superior, possam tomar decisões mais inteligentes.

Valor do negócio

O KEPServerEX fornece a conectividade, usabilidade e desempenho exigidos pela empresa moderna – oferecendo benefícios competitivos que podem ser experimentados desde o chão da fábrica até a TI e a sala de reuniões.

  • Pronto para IoT, conectando Operações com TI e permitindo Business Intelligence e Excelência Operacional em toda a empresa
  • Totalmente compatível com o ThingWorx Manufacturing Accelerator , incluindo o aplicativo ThingWorx Controls Advisor que fornece visibilidade remota em tempo real da conectividade em todas as fábricas
  • Compatível com os principais hipervisores, como VMware e Hyper-V, para implantação flexível em nuvens públicas e privadas
  • Integra-se aos aplicativos de TI para obter visibilidade dos ativos no chão de fábrica a qualquer momento e em qualquer local
  • Segurança aprimorada de mensagens via SSL e TLS para comunicações seguras, autenticadas e criptografadas em várias topologias de rede
  • Recursos avançados de segurança de aplicativos para atender aos requisitos de segurança do site
  • Controle de acesso sofisticado ao servidor, fonte de dados e valores de dados
  • Várias opções de redundância para garantir resiliência, alta confiabilidade e tempo de atividade em aplicativos críticos
  • Arquitetura unificada e escalável, oferecendo flexibilidade para combinar drivers e consumir vários protocolos em um único servidor
  • Interface simplificada para instalação, configuração, manutenção e solução de problemas simples

Recursos

O KEPServerEX fornece recursos técnicos críticos que permitem acessibilidade, agregação, otimização, conectividade, segurança e diagnóstico. Expanda os tópicos abaixo para saber mais sobre esses recursos.

Explore os novos recursos e aprimoramentos que tornam o KEPServerEX Versão 6  pronto para a empresa e amigável à IoT.

Acessibilidade

O KEPServerEX fornece acesso a dados para aplicativos clientes (como MES e SCADA) e software de análise de IoT e Big Data via OPC, protocolos proprietários (incluindo GE NIO, SuiteLink / FastDDE e Splunk), protocolos de TI (incluindo MQTT, REST, ODBC e SNMP) e exportação de medição de fluxo para formatos comuns da indústria de óleo e gás.

O OPC é o padrão líder em conectividade de automação industrial. O KEPServerEX suporta a especificação OPC Unified Architecture (OPC UA) e muitas das especificações do OPC Classic, incluindo OPC Data Access (OPC DA), OPC Alarms and Events (OPC AE) e OPC Historical Data Access (OPC HDA).

O KEPServerEX oferece acesso preferencial aos dados para os principais softwares de automação, incluindo o iFIX da GE Intelligent Platforms (NIO) e o InTouch da Wonderware (SuiteLink / FastDDE).

O KEPServerEX suporta múltiplas interfaces para integração com aplicativos de TI, incluindo ODBC para registrar informações em um banco de dados e SNMP para fornecer informações para um NMS (Sistema de Gerenciamento de Rede). Com o advento dos aplicativos IoT e Big Data, o KEPServerEX agora inclui a capacidade de se comunicar com o software Splunk e os serviços em nuvem por meio do Industrial Data Forwarder for Splunk. Ele também fornece acesso a dados para a plataforma ThingWorx, permitindo desenvolver e implantar soluções conectadas de forma inteligente para a IoT.

Com o IoT Gateway , o KEPServerEX pode transmitir dados de controle industrial em tempo real diretamente para Big Data e software analítico para Business Intelligence e Excelência Operacional. Seu formato de dados personalizável suporta a maioria dos aplicativos MQTT e REST – permitindo que os usuários escolham os fornecedores e as metodologias de comunicação adequadas para o seu sistema. A interface nativa do ThingWorx também fornece dados para a plataforma ThingWorx usando o protocolo seguro ThingWorx AlwaysOn ™ para obter alto rendimento.

Alguns aplicativos exigem que as informações sejam disponibilizadas em um arquivo ou banco de dados. Essas informações geralmente são exportadas a uma taxa predefinida e incluem dados atuais e históricos. O KEPServerEX pode exportar dados históricos de Medição Eletrônica de Fluxo (EFM) (por meio do plug-in avançado EFM Exporter) ou dados históricos de tendência (por meio de drivers suportados) para arquivos e / ou bancos de dados.

Otimização

O KEPServerEX otimiza as comunicações e reduz a carga da rede e do dispositivo por meio de condicionamento e redução de dados, balanceamento de carga personalizado e otimização específica de protocolo.

Além de fornecer valores brutos para aplicativos conectados, o KEPServerEX pode executar dimensionamento de raiz linear ou quadrada, expressões aritméticas básicas e aplicar faixas inativas. Esses recursos utilizam largura de banda e recursos mínimos, fornecendo apenas as atualizações mais críticas.

O KEPServerEX é usado em aplicações críticas em que sistemas altamente confiáveis ​​são necessários para o máximo tempo de atividade. Inclui a capacidade de definir caminhos de rede redundantes, fontes de dados primárias e secundárias e critérios de failover aplicáveis.

Em grandes redes que possuem muitos dispositivos e aplicativos que exigem informações, é necessário um controle flexível para permitir o balanceamento de carga personalizado da coleta de dados e do fluxo de informações. O KEPServerEX fornece ferramentas para agendar a frequência das comunicações e reduzir a demanda na rede.

O KEPServerEX otimiza as comunicações com os dispositivos agregando solicitações idênticas de diferentes aplicativos sempre que possível. Várias demandas de dados podem ser agrupadas no menor número possível de solicitações. Essas otimizações são exclusivas para cada protocolo e são projetadas para reduzir a sobrecarga da rede e o processamento do dispositivo.

Em uma típica rede de automação industrial, dispositivos e controladores devem se comunicar, mesmo que não sejam do mesmo fabricante ou não suportem o mesmo protocolo. O KEPServerEX fornece a capacidade de estabelecer links entre valores de dados em diferentes fontes de dados, permitindo a comunicação máquina a máquina (M2M) o mais próximo possível do dispositivo.

O KEPServerEX fornece uma API baseada em REST que permite aos usuários aplicar remotamente alterações programáticas à configuração por meio de aplicativos clientes de terceiros (incluindo aplicativos SCADA, HMI, IoT e aplicativos simples da Web). Essas alterações incluem adicionar, editar, ler e excluir objetos (como canais, dispositivos e tags) no servidor. A API de configuração permite que os programadores criem páginas da Web simples, onde os usuários possam identificar as propriedades que mudam e, em seguida, criem programaticamente os canais, dispositivos e tags para o padrão da empresa. Ele também permite o uso de modelos para padronizar a criação e a nomeação entre diferentes tipos de dispositivos, garantindo consistência e aumentando a eficiência do usuário.

Agregação

O KEPServerEX simplifica a configuração dos aplicativos conectados, fornecendo um único ponto de entrada para todas as informações – eliminando a necessidade de comprar, operar, solucionar problemas e manter várias soluções diferentes para conectividade discreta.

O KEPServerEX pode suportar conexões com milhares de fontes de dados e fornecer informações a centenas de aplicativos. O design da plataforma simplifica a configuração dos aplicativos conectados, fornecendo um único ponto de entrada para todas as informações. O KEPServerEX também permite solucionar problemas e diagnosticar problemas, fornece controle para o acesso a informações com base nas funções do usuário e a capacidade de restringir a frequência das comunicações em ambientes baseados em telemetria com largura de banda limitada.

O KEPServerEX fornece uma configuração unificada para gerenciar a conectividade com qualquer fonte de dados. Qualquer coisa pode ser adicionada, configurada ou excluída enquanto o servidor estiver on-line e operacional. Os usuários podem configurar projetos manualmente usando um assistente passo a passo ou programaticamente através da exportação e importação de arquivos XML e CSV e através de chamadas REST na API de configuração .

O KEPServerEX é capaz de arquivar os dados em tempo real que coleta no armazenamento local. Utilizando o plug-in avançado Local Historian, os aplicativos podem acessar esses dados históricos (via OPC HDA) para análises futuras. O KEPServerEX também pode armazenar informações em qualquer banco de dados compatível com ODBC usando o plug-in avançado DataLogger, que possui um recurso de armazenamento e encaminhamento para quando um banco de dados estiver inacessível ou incapaz de processar as informações com rapidez suficiente.

Conectividade

O KEPServerEX suporta a mais ampla variedade de drivers disponíveis, incluindo dispositivos atuais e herdados em várias verticais, uma variedade de mídias de rede com e sem fio e conectividade com bancos de dados, aplicativos de software personalizados e outros servidores OPC.

O KEPServerEX oferece a mais ampla variedade de drivers disponíveis, suportando dispositivos em várias verticais na automação industrial. Enquanto a maioria dos drivers atua como mestres que iniciam solicitações, existem muitos drivers que podem emular um dispositivo em que as comunicações são conduzidas por um controlador. Os drivers KEPServerEX também suportam uma variedade de mídias de rede com e sem fio para redes Ethernet, serial e proprietárias. Embora a maioria dos drivers se conecte diretamente a dispositivos de hardware, alguns são projetados para se conectar a outros aplicativos – como bancos de dados, aplicativos de software personalizados ou outros servidores OPC.

O equipamento de automação industrial pode ser implantado em uma fábrica seca e aquecida, mas também pode ser instalado dentro de um veículo, em uma tubulação remota ou em um poço ou estação de bombeamento. Nesses ambientes remotos, geralmente há uma variedade de soluções de telemetria em uso, como modems celulares, rádio ou satélite. O KEPServerEX suporta essas configurações de telemetria e fornece maneiras adicionais de otimizar as comunicações por meio de redes virtuais, parâmetros de tempo, rebaixamento de dispositivos e agendamento de comunicações entre dispositivos.

Como as redes de automação cresceram de dez controladores para milhares de controladores, as ferramentas que auxiliam e aceleram a implantação são críticas para o sucesso de uma solução. O KEPServerEX fornece muitas ferramentas que agilizam a implantação de novos dispositivos, incluindo ATG (Automatic Tag Generation) e Device Discovery (quando suportados pelo dispositivo e pelos protocolos de comunicação). Os usuários também podem exportar, manipular e importar um arquivo de projeto XML para definir programaticamente a configuração.

À medida que os sistemas são configurados, os componentes devem ser implementados e testados antes que todo o sistema fique disponível. O KEPServerEX permite que qualquer fonte de dados seja colocada no modo de simulação antes da implantação. Além disso, o driver baseado em memória pode ser configurado para criar uma variedade de pontos de dados estáticos e dinâmicos. O driver do Advanced Simulator pode aproveitar um banco de dados e seu conteúdo para direcionar dados de simulação específicos de aplicativos para aplicativos conectados.

Segurança

O KEPServerEX inclui uma variedade de ferramentas que controlam o acesso do usuário ao servidor, fonte de dados ou valores de dados, regulam o acesso de leitura / gravação, fornecem a capacidade de conectar ou desconectar aplicativos clientes e suportam a configuração de túneis de dados seguros.

O acesso à configuração KEPServerEX pode ser restrito através do Gerenciador de usuários. Essa ferramenta permite ao administrador definir grupos de usuários e usuários com acesso restrito a determinadas tarefas de configuração do projeto e fornece a capacidade de desconectar aplicativos clientes.

O KEPServerEX incentiva os usuários a definir uma senha de administrador durante a instalação para fortalecer a segurança nas configurações no nível do aplicativo, impedindo que usuários não administradores:

  • Parando o serviço Runtime
  • Acessando qualquer uma das Configurações de Administração que configuram o aplicativo KEPServerEX
  • Visualizando a Configuração do OPC UA para criar ou configurar pontos de extremidade ou aceitar certificados de cliente ou servidor
  • Executando o License Utility e fazendo alterações

O KEPServerEX também oferece a capacidade de criptografar arquivos de projeto .opf – que geralmente contêm informações proprietárias na rede e nos processos de uma organização – quando estão sendo transferidos para outros usuários ou outras instâncias do KEPServerEX.

O KEPServerEX também oferece vários recursos e funcionalidades para controlar o acesso do usuário ao servidor, fonte de dados ou valores dos dados. O recurso Políticas de Segurança limita o acesso com base nas credenciais do usuário do OPC UA, oferecendo suporte ao tratamento padrão para usuários anônimos (OPC UA e outras interfaces de cliente). A capacidade de endereçar informações dinamicamente pode ser desativada, limitando o acesso do usuário às tags definidas no projeto. O KEPServerEX suporta vários padrões de clientes seguros, incluindo SNMP (segurança v3), OPC UA e OPC DA (segurança DCOM) para restringir ainda mais o acesso ao servidor, além de vários protocolos de dispositivos seguros para atender aos requisitos do DNP3, SNMP e fontes de dados OPC UA.

Diagnóstico

O KEPServerEX isola as comunicações de dispositivos e aplicativos para solucionar problemas, oferecendo diagnósticos OPC para visualizações em tempo real e históricas dos eventos OPC. O KEPServerEX também suporta diagnóstico de comunicação para capturar os quadros de protocolo transferidos entre o servidor e qualquer dispositivo.

O OPC Diagnostics fornece uma visão histórica e em tempo real dos eventos OPC entre qualquer cliente OPC e o servidor, incluindo chamadas de método feitas pelo cliente ou retornos de chamada feitos pelo servidor. A capacidade de visualizar comunicações e respostas reais é inestimável ao solucionar problemas de acessibilidade do cliente. As ferramentas de diagnóstico no KEPServerEX aceleram bastante a implantação e reduzem o tempo de inatividade.

O Diagnóstico de Comunicação fornece captura em tempo real dos quadros de protocolo transferidos entre o servidor e qualquer dispositivo, além de indicações sobre o desempenho do driver. Todas as operações de leitura e gravação podem ser visualizadas ou rastreadas diretamente em um aplicativo cliente OPC usando tags de diagnóstico integradas. Isso é útil ao modificar as configurações dos principais parâmetros de comunicação (como taxa de transmissão, paridade ou IDs do dispositivo), porque as correções são imediatamente visíveis.

As informações de diagnóstico podem ser visualizadas no KEPServerEX e por aplicativos de terceiros. As informações de diagnóstico são fornecidas por meio de tags definidas pelo sistema e acessíveis aos mesmos clientes que se conectam às fontes de dados. O KEPServerEX registra as informações do evento, acessíveis na ferramenta de configuração ou em qualquer aplicativo que suporte a especificação de OPC Alarms and Events.