Pro/ENGINEER

PTC Creo Parametric, o novo sistema de modelamento 3D da PTC, alavanca tenologias reconhecidas e avançadas do Pro/ENGINEER, CoCreate e ProductView, oferecendo centenas de novos recuros que aumentarão a eficiência e produtividade no desenvolvimento de produtos. Criado a partir de uma rica plataforma de poder e robustez, o PTC Creo Parametric oferece a mais ampla variedade de recursos integrados de CAD 3D, CAID, CAM e CAE, aliados a uma interface intuitiva e que alavanca a produtividade. Além disso, muitos dos novos recursos do PTC Creo Parametric agregam ao design flexibilidade, poder e velocidade nunca vistos. Algumas das novas funcionalidades e novas extensões estão listadas abaixo para mostrar porque você deve atualizar e ter acesso a todo esse potencial hoje mesmo.

10 razões para fazer upgrade para o CREO Parametric

1. Recursos inéditos de tratamento de dados multi-CAD

Além de importar formatos neutros de arquivos (por exemplo, STEP, IGES, DXF, etc.) diretamente no PTC Creo Parametric, os usuários agora podem importar e abrir arquivos nativos CATIA, SolidWorks e Siemens NX sem necessidade de um tradutor separado ou acesso ao software de autoria nativa.

Com o acréscimo de extensões de colaboração, os usuários podem também trabalhar no PTC Creo com arquivos não nativos e receber atualizações automáticas de alterações da geometria a partir de CATIA, SolidWorks e Siemens NX no PTC Creo Parametric.

2. Orientar a geometria freestyle parametricamente

Com a introdução de uma nova abordagem do Freestyle, os usuários do PTC Creo Parametric poderão criar formas estilizadas livres integradas ao ambiente paramétrico.

Os usuários podem conectar sua geometria Freestyle a outra externa com condições posicionais, tangentes ou normais. As alterações efetuadas nesta geometria externa atualizam automaticamente a geometria Freestyle durante a regeneração, mantendo a conexão apropriada. Isto permite aos usuários combinar de forma mais eficaz a geometria orgânica de forma livre com a intenção do design baseada nas dimensões.

3. Novos e melhores recursos de modelamento
  • Concordância de arredondamento/ Chordal: Uma nova opção de round foi acrescentada ao PTC Creo Parametric permitindo aos usuários criar formas arredondadas. Além de especificar a largura constante, os usuários podem definir a geometria da forma arredondada utilizando cortes transversais circulares, cônicos e C2 contínuos. As formas arredondadas chordals podem eliminar o tedioso processo de ter de construir a geometria da forma arredondada utilizando técnicas de superfícies.
  • Produtividade de chapas: Crie rapidamente a geometria de chapas utilizando a nova funcionalidade para aplicar automaticamente Bendrelief, criar rasgos em chapas de metal, dobrar geometria coplanar e simplificar a criação de form e planificações.
  • Ferramentas aperfeiçoadas de superfície: Melhore a qualidade dos modelos de superfície utilizando as melhorias na funcionalidade Boundary Blend para criar e otimizar a geometria da superfície e conexões de bordas. O recurso para Untrim Surface e planificar complexas superfícies de forma livre oferece benefícios adicionais para definir e trabalhar com a geometria da superfície.
  • Patterns avançados: As capacidades do Geometry Patterns foram extendidas no PTC Creo Parametric para permitir aos usuários criar pattern em toda a área de mudança da topologia. Isto melhora significativamente o uso de patterns e a produtividade geral. Além disso, os usuários agora podem referenciar as características do modelo colocadas em qualquer instância, não precisando colocar as referências no modelo genérico.
4. Edição intuitiva de referências

A funcionalidade Edit Reference foi significativamente aperfeiçoada no PTC Creo Parametric. Além de uma nova interface intuitva, os usuários também podem ver e escolher as dependências das features para reencaminhar simultaneamente, melhorando significativamente o processo de alterações de referências. Além de editar referências, a opção Replace Reference também foi aperfeiçoada com uma interface exibindo todas as dependências das features.

Além dos novos recursos para editar e substituir referências, o PTC Creo agora exibe graficamente a localização anterior das referências ausentes. Isto permite aos usuários compreender mais facilmente o design intent anterior e corrigir os problemas quando ocorrem.

5. Desempenho e qualidade gráfica aperfeiçoada

O PTC Creo Parametric continua a apresentar melhorias significativas de desempenho e recursos gráficos. Render com reflexos foi significativamente melhorado para suporte a materiais realísticos com acesso a diferentes classes de materiais exibidas individualmente, tais como metal, vidro e plástico. Além disso, mapas de texturas agora são realisticamente exibidos nas áreas gráficas. Foi acrescentado total suporte a imagens HDR que podem mostrar reflexos realísticos interativamente na geometria, oferecendo controle sobre a intensidade, localização e tamanho da imagem HDR.

Todas estas alterações permitem que os usuários trabalhem em um ambiente de imersão e vejam uma representação da textura real do produto.

6. Potentes ferramentas de análise e diagnóstico
  • Verificação da espessura 3D: Agora é possível fazer uma verificação da espessura. A geometria é codificada em cores baseada nas espessuras mínima e máxima permitidas,conforme especificado pelo usuário. A localização da espessura mínima será exibida diretamente no modelo. Isto permite que os projetistas rapidamente determinem a viabilidade do projeto antes de dar sequência aos processos de produção.
  • Melhoria na análise de ângulo de saída: Foram acrescentadas melhorias à exibição de uma análise de ângulo de saída para facilitar a compreensão e interpretação dos resultados. Os usuários agora veem o efeito de forma gráfica sobre o modelo assim como têm total apoio para ver o modelo com as bordas aparentes. Além disso, os usuários agora podem controlar o número de cores visíveis, com a possibilidade de reduzir até um mínimo de três cores.
  • Novas ferramentas de análise de conexões: O PTC Creo Parametric introduz uma nova ferramenta de análise de conexões para verificar condições de tangência e a continuidade da curvatura e conexões de superfície. Ao invés de selecionar limites e curvas específicas da superfície, o usuário pode analisar rapidamente o modelo por inteiro para destacar as conexões que não atendem aos critérios do design.
7. Interface aperfeiçoada de detalhamento em 2D

A IU de criação de notas e de criação de dimensões foram aperfeiçoadas para oferecer interação WYSIWYG de acordo com os padrões Microsoft. Durante a definição, os usuários conseguem antever a colocação e posicionamento das notas e dimensões. A funcionalidade elimina operações subsequentes normalmente exigidas para editar a colocação e exibição. Menus adicionais de atalhos RMB e a remoção de menu reduz a movimentação do mouse e aumenta a produtividade do usuário.

8. Centro de notificação

O PTC Creo Parametric introduz um novo conceito na forma de Centro de Notificação. Isto permite que os usuários rapidamente vejam, interroguem e corrijam problemas em seus modelos. Os itens com problemas são exibidos diretamente na árvore do modelo. Se o modelo contiver itens falhos ou desatualizados, serão exibidas notificações. Os usuários podem então abrir o centro de notificação para visualização e correção.

9. Integração com MathCAD

É possível integrar uma planilha Mathcad diretamente em uma peça ou conjunto do PTC Creo Parametric. Os usuários podem ler sem problemas e escrever parâmetros na planilha.

  • Disponível no PTC Creo 3.0 M020.
10. Design Exploration Extension (DEX) do PTC CREO

A opção DEX (Design Exploration Extension) do PTC Creo é uma ferramenta dedicada que permite fácil e rápida investigação de designs de conceito alternativo dentro do ambiente paramétrico. Utilizando “checkpoints”, DEX elimina a necessidade de gerir múltiplas versões de dados e permite que os projetistas façam alterações diversas.