CAD/CAE/CAM

CAD/CAE/CAM

CAD/CAE/CAM são três sistemas criados para ajudar a alcançar o seu objetivo da forma mais rápida possível, usando o poder dos computadores para processamento.

CAD (Computer-Aided Design)

É uma tecnologia computadorizada que pode ser usada tanto para a produção do 2D e 3D, focada no desenho do produto e na documentação da fase de projeto durante o processo de engenharia, o CAD pode facilitar o processo de manufatura, transferindo diagramas detalhados dos materiais utilizados nos produtos, processos, tolerâncias e dimensionamentos.

Os programas CAD modernos, como o Creo, podem oferecer melhorias significativas:

  • Aumento na produtividade do Engenheiro
  • Aumento de qualidade nos projetos
  • Melhoria nas comunicações através da documentação
  • Criação de Banco de Dados para Manufatura

CAE (Computer-Aided Engineering)

É o grande uso de programas de computador para auxílio nas tarefas de análise de engenharia.

Os softwares que são desenvolvidos para apoiar atividades como análise de elementos finitos, dinâmica computacional de fluidos, dinâmica de multicorpos e otimização são considerados ferramentas CAE.

Os sistemas CAE fornece suporte às empresas, são considerados um único nó em uma grande rede de informação e cada um pode interagir com outro na mesma rede.

CAM (Computer-Aided Manufacturing)

O CAM não é tecnicamente considerado um sistema de programas de software de engenharia, mas sim voltado para as máquinas na fabricação.

Consiste no uso de um software para controlar ferramentas de máquinas e equipamentos relacionado ao processo de fabricação, utiliza um computador para ajudar em todas as operações de uma planta de fabricação, incluindo planejamento, gestão, transporte e armazenamento.

CAD/CAE/CAM trabalham em conjunto – CAM é um processo assistido por computador subsequente ao CAD e, por vezes, seguido da engenharia assistida por computador (CAE), como um modelo gerado em CAD, verificado em CAE e gerando a entrada para o software CAM, que controla máquina-ferramenta. 

Os três usados corretamente, proporcionam o melhor benefício possível para os indivíduos e empresas que os implementam.