5 Mitos da Transformação Digital

O termo transformação digital existe há algum tempo e verdade seja dita, ele tem muitos significados e interpretações diferentes, dependendo de sua aplicação e da indústria. Entretanto, ouvimos muitos mitos sobre o termo (e seu potencial).

Nesta postagem, destacamos os cinco maiores mitos sobre a transformação digital. Com um claro entendimento do que a transformação digital significa e o que não significa.

Mito 1º : A transformação digital é complexa de definir

Verdade: A transformação digital ajuda as empresas a enfrentar os desafios comerciais transformando produtos, lugares, tarefas ou processos. É uma ampla estratégia de negócios, aplicável em todos os setores, projetada para resolver problemas de negócios (grandes e pequenos) e destravar novas oportunidades através do uso da tecnologia.

Colocamos este em primeiro lugar porque muitas vezes é o primeiro obstáculo que as empresas precisam superar. Muitas empresas são dissuadidas da transformação digital porque não conseguem defini-la ou acham que é muito complexa, ou porque significa coisas diferentes para pessoas diferentes.

Aqui está outra maneira de pensar sobre isso. Durante séculos, o ser humano viveu e trabalhou sem tecnologias digitais e agora, no espaço de algumas décadas, o digital tornou-se uma parte essencial de nosso mundo. Nesta encruzilhada, há atrito. Muitas empresas lutam para integrar seus processos de longa data e máquinas com formas mais novas e digitais de fazer negócios.

Mais do que digitalização, a transformação digital representa uma mudança cultural na forma como as empresas realizam o trabalho, se envolvem com os clientes, projetam e fabricam produtos… e assim por diante. Com a Internet das Coisas (IoT) as coisas físicas estão agora conectadas, conversando umas com as outras, e capazes de comunicar dados sobre seu trabalho e seu ambiente. O mundo digital, de muitas maneiras, é uma imagem espelho das coisas físicas. Em outras palavras, o digital transforma o físico: com as tecnologias digitais, podemos transformar os aspectos físicos do trabalho. 

Mito 2º : A transformação digital não tem valor tangível

Verdade: A transformação digital está gerando um valor incrível para as empresas industriais, especialmente quando a visão, a estratégia e os casos de uso estão alinhados.

Há muitos exemplos de transformação digital que reduzem custos, melhoram a qualidade e descobrem oportunidades de diferenciação e novos fluxos de receita através da engenharia, fabricação e serviços.

Os benefícios da transformação digital são reais e as empresas que não estão executando ativamente uma estratégia de transformação digital estão ficando atrás dos concorrentes que estão. A compreensão do valor potencial que a transformação digital pode ter é um ponto de partida realista para muitas empresas industriais.

Aqui estão alguns dos resultados possíveis para as empresas industriais:

  • 50% de redução do tempo de inatividade não planejado
  • 97% de defeitos de ramp-up inferior
  • 90% de melhoria na qualidade do primeiro tempo direito
  • 3-8% de redução no custo da mão-de-obra de serviço
  • 40% de redução no custo de manutenção
  • 20% de redução nos custos de garantia

Entretanto, não é um mito que muitas empresas estejam lutando para obter um valor significativo da transformação digital. Ao trabalhar com centenas de empresas industriais, a PTC desenvolveu um processo de ciclo de vida de valor, um sistema de cinco etapas para alinhar, identificar e executar em oportunidades DX escaláveis.

Mito 3º : A transformação digital é um jogo de pura tecnologia.

Verdade: A transformação digital sem dúvida envolve tecnologia, mas elas são apenas ferramentas, ou alavancas, para desbloquear um objetivo maior. Uma estratégia DX deve começar e terminar com um valor comercial identificado.

Em muitos casos, os fabricantes começam com muitos projetos, uma média de oito projetos-piloto, de acordo com McKinsey, e três em quatro não conseguem escalar. Como resultado, perde-se o ímpeto e o financiamento é comprometido.

Um outro ponto crucial é que a digitalização não se iguala à transformação digital. A implementação de nova tecnologia não é transformadora a menos que seja acompanhada de iniciativas culturais, de processo e centradas no cliente. Em outras palavras, não busque a tecnologia por causa da tecnologia.

Além disso, a transformação digital é muito raramente, ou nunca, uma única tecnologia; múltiplas tecnologias ou uma solução pronta para uso, que precisam ser alavancadas para atingir objetivos críticos para os negócios.

Mito 4º : A transformação digital está presa no purgatório da prova de conceito.

Verdade: Uma abordagem estratégica com metas claras de ROI ligadas a uma clara proposta de valor comercial é a base para o sucesso da transformação digital. A iniciativa da Prova de Conceito deve ser escolhida com considerável reflexão e deve ser desenvolvida com uma visão completa e um roteiro em mente; o sucesso deve ser tanto mensurável quanto realista. Com uma abordagem passo a passo, as empresas podem construir sobre cada sucesso, aprender com os erros e escalar rapidamente.

As empresas estão vendo resultados reais da transformação digital e como resultado dos sucessos iniciais, rapidamente foram além dos projetos de prova de conceito (POC). Quando os projetos são muito ambiciosos, ou ambíguos, o resultado é muitas vezes um fracasso. Em uma pesquisa da McKinsey com mais de 1.700 executivos empresariais, apenas 14% disseram que os esforços de transformação digital sustentaram melhorias de desempenho, com apenas 3% relatando sucesso completo na sustentação da mudança.

Contudo, vimos um padrão emergindo dessas iniciativas fracassadas, uma falta de visão e estratégia de curto e longo prazo.

Mito 5º : A transformação digital é opcional.

Verdade: A transformação digital é um imperativo para as empresas industriais, se elas quiserem estar no mercado em uma década.

Aproveitar o poder da tecnologia para avançar processos, melhorar produtos e capacitar a força de trabalho é a transformação digital. Com uma visão e estratégia claras, ela abre oportunidades para criar novos modelos de negócios e racionalizar as operações.

Consulte-nos para ter sua Transformação Digital de SUCESSO!

PARTNER

DAY

Uma consultoria gratuita da Partnervision, focada em entender suas necessidades rumo a transformação para a Industria 4.0. 

  • Nosso foco está em compreender melhor o seu negócio;
  • Listar os desafios nos processos que impactam;
  • Identificar:
        • As iniciativas e os processos relacionados;
        • Como a tecnologia pode melhorar os processos;
        • O caminho ótimo para atingir as metas;
        • Oportunidade de valor e áreas de melhorias.
  • Documentar os processos atuais de Desenvolvimento de Produtos e Serviços;
  • Propor a melhor solução enfatizando os benefícios qualitativos e quantitativos.
 
Ligue Agora
× Fale conosco | WhatsApp