7 Princípios de uma estratégia de transformação digital eficaz

Uma estratégia de transformação digital é um plano detalhado para usar soluções digitais melhorando os aspectos físicos de seus negócios em engenharia, fabricação e serviços. Empresas de todos os tamanhos estão obtendo resultados de negócios invejáveis com os esforços de transformação digital, como melhorar a eficiência, maximizar o crescimento da receita e reduzir os custos operacionais.

Por que é importante desenvolver uma estratégia de transformação digital?

Criar uma estratégia de transformação digital é importante porque garante que haja um esforço impactante em direção aos principais objetivos de negócios. Qualquer equipe pode se engajar em iniciativas de transformação digital, mas isso não vai mover um negócio a menos que haja uma iniciativa coordenada e estratégica.

Com isso em mente, este artigo detalha as principais etapas e práticas recomendadas para desenvolver uma estratégia bem-sucedida e serve como um guia à medida que você cria sua estratégia desde o início:

Como construir uma estratégia de transformação digital: 7 etapas principais

1. Alinhar o motivo da transformação digital

Parte do problema com o termo “transformação digital” é que seu significado é abrangente para muitas pessoas. Os líderes frequentemente acreditam que a transformação digital tem sua importância discutida após diversas transformações. Para preparar a transformação digital com sucesso, é essencial começar identificando suas necessidades e objetivos de negócios e construindo uma estratégia a partir daí.

Um ótimo lugar para começar é com as metas estratégicas da sua organização, com planos de 5 a 10 anos para o futuro. Para executar a transformação digital, é necessário que haja um objetivo de negócios convincente e um orçamento de negócios claro e identificado.

Com essa visão de primeira linha, a próxima pergunta é o que pode ser feito tanto no curto quanto no longo prazo para que isso aconteça?
Crie uma base para a transformação digital a partir das prioridades de negócios e do valor de negócios definido.

2. Prepare-se para a mudança cultural

Natural que haja resistência à mudança e ceticismo em relação ao “novo”, então esteja preparado para lidar com esse retrocesso. Pensar além do C-suite, desenvolver uma mentalidade de equipe com representantes em toda a cadeia de valor de TI, OT, vendas, marketing, design e muito mais, serve como o início de uma governança forte que será executada na estratégia de transformação digital.

Ter uma equipe central de “líderes de torcida” que entenda a visão por trás da transformação digital de uma organização trará dividendos a longo prazo. Tenha em mente que qualquer transformação terá desafios ao longo do caminho, os líderes precisam nutrir uma cultura em que todos aprendam com os erros e se baseiem nos sucessos.

3. Comece pequeno, mas estratégico

A transformação digital é uma jornada, não um evento, e identificar o primeiro projeto de “prova de conceito” é crucial. É chamado de transformação por uma razão, leva tempo, você não vai mudar tudo amanhã”, diz Barry Lynch, vice-presidente sênior de serviços de campo da PTC.

Lynch ajudou inúmeros fabricantes e fábricas no processo de transformação digital, particularmente uma estratégia industrial de IoT.
As melhores iniciativas iniciais são “ganhos rápidos” que podem estar em funcionamento e mostram resultados mensuráveis dentro de seis meses ou menos.

Por exemplo, um projeto que pode ser testado em uma única fábrica e após demonstrar a prova de valor inicial, é dimensionado rapidamente para mais fábricas e operações.

4. Mapeie a Implementação da Tecnologia

“Se você não mudar os processos e as culturas de nossa empresa, seus funcionários serão habilitados por coisas novas e caras”, explica Leeder. Essa é a razão pela qual já estamos no quarto princípio e agora estamos investigando o lado tecnológico da transformação digital.

Apenas para levar o ponto para casa, a transformação digital bem-sucedida não começa com a tecnologia e sim com a estratégia de negócios. Com a base estabelecida nas três primeiras etapas, a tecnologia se torna uma ferramenta ou alavanca necessária para ajudá-lo a alcançar os resultados de negócios desejados e definidos.

Alguns deles podem já estar em uso em sua organização, mas faltam peças que impedem que o valor real do negócio seja alcançado. Com a maioria das atividades de tecnologia, fornecedores externos são necessários e devem ser escolhidos com uma estratégia de longo prazo em mente.

5. Procure parceiros e experiência

Ao examinar as opções de tecnologia e parceiros tecnológicos, tenha em mente a visão de futuro. Aqueles com experiência aprenderam com clientes anteriores todas as coisas que não devem ser feitas e isso é muito valioso à medida que você executa sua estratégia de transformação digital.”

Outro aspecto desta etapa é evitar “soluções pontuais” em outras palavras, uma tecnologia que resolve o ponto problemático de um departamento, mas não é a tecnologia ou solução certa para escalar em toda a empresa. Ter lideres envolvidos na tomada de decisões da tecnologia ajuda a garantir que a visão estratégica de toda a empresa não seja perdida.

Procure parceiros que complementem, ampliem e possibilitem sua visão de transformação digital, na PTC, temos um ecossistema de parceiros vibrante para garantir que nossos clientes tenham soluções e experiência para orientá-los.

6. Reúna feedback e refine conforme necessário

Neste ponto, temos uma visão e uma coalizão ampla que a apoia, um caso de uso estratégico, um roteiro de tecnologia e parceiros no sucesso da transformação digital.

Certifique-se de que todas as partes estejam cientes e responsáveis pelo que precisa ser entregue para chamar o projeto de sucesso.
Ao mesmo tempo, crie um forte ciclo de feedback com as partes interessadas para garantir que todos aprendam com a experiência à medida que a estratégia de transformação digital se desenrola.

Entender que a transformação digital é uma jornada, definir o que Lynch chama de “waypoints” é um meio de verificar o progresso, ajustar e melhorar.

7. Dimensionar e transformar

Até agora, sua empresa está começando a ver os resultados dos casos de uso iniciais descritos na estratégia de transformação digital. Aproveite esse sucesso para ganhar impulso e gerar colaboração nas próximas etapas, bem como na estratégia de longo prazo.

Considere as oportunidades de escalar horizontalmente aplicando estratégias semelhantes a vários locais e verticalmente conectando tecnologias adicionais.

Pensamentos finais

Um dos conceitos errados sobre a transformação digital é que é um destino, uma vez que façamos ‘x’ ou alcancemos ‘y’, acabamos com ele e passamos para outra coisa. À medida que a indústria e as empresas evoluem, a transformação digital convergindo o físico e o digital, continuará a ser uma parte crítica da estratégia empresarial, a fim de permanecer competitiva, diferenciar produtos e serviços, e impulsionar a eficiência.

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