Como imprimir Metais em 3D usando
Creo e Materialise

A manufatura aditiva (AM) é o processo de construção em camadas para criar um modelo físico de um projeto digital. É tipicamente associado a aplicações industriais e de fabricação.

A indústria de fabricação de aditivos tem sido um tanto fragmentada em termos de fornecedores e padrões através dos diferentes aspectos de software e hardware. Se você quiser obter o máximo valor do AM, ele deve ser totalmente integrado ao seu sistema CAD. Caso contrário, você pode se deparar com problemas de importação e exportação de arquivos tão entediantes quanto demorados.

Com Creo, você pode ter todas as ferramentas necessárias para projetar a fabricação de aditivos até a fase de preparação da construção, graças à integração da tecnologia Materialise na montagem da bandeja de Creo. Você pode criar as estruturas de suporte corretas com base na Materialise SG+ e preparar o código da máquina da impressora usando a interface do processador de montagem da Materialise.

A extensão Creo que inclui estes componentes é o Additive Manufacturing Plus for Materialise.

Como os componentes integrados trabalham juntos?

Creo permite a exploração mais rápida de alternativas de projeto inovadoras e permite selecionar o processo de fabricação mais eficiente. Quando a fabricação de aditivos é a melhor opção, você pode preparar o trabalho de impressão sem sair do Creo. Por exemplo, aqui está um processo simplificado de impressão em metal:

Imprimir um modelo generativo

Aqui está um exemplo das medidas tomadas para imprimir um modelo generativo:

1. Definir a direção de construção

A ferramenta de otimização Build Direction está no modo Creo peças. Ela está disponível para engenheiros de projeto e fabricação no início do processo, para que você possa avaliar o impacto de uma decisão de projeto no contexto da fabricação de aditivos.

2. Gerar estruturas de apoio

Quando o projeto estiver pronto, você pode selecionar qual impressora de metal você está usando para este trabalho de construção. Coloque o modelo 3D na montagem da bandeja usando a direção de construção otimizada. Em seguida, gere as estruturas de suporte, que são geradas pela tecnologia Materialise SG+ totalmente integrada ao Creo. Você verá dois comandos, um para editar os perfis de parâmetros das estruturas de suporte e outro para criar tais suportes.

As organizações normalmente passam longas horas definindo suas configurações de parâmetros e adaptando-as ao tipo de modelo 3D, material, tecnologia de impressão e assim por diante. Quando as configurações são definidas, elas podem ser salvas em um perfil de parâmetro a ser selecionado e usadas para gerar as estruturas de suporte corretas.

3. Montagem de bandejas de envio para construir o processador

Uma vez criadas as estruturas de suporte, os perfis da impressora podem ser atribuídos para cada corpo na árvore modelo. Por exemplo: suportes, corpo principal e treliças. Depois é possível ajustar os parâmetros de tesselação e clicar no comando de impressão.

É nesta etapa que o arquivo 3MF é criado em segundo plano e enviado para o processador Materialise build. O formato do arquivo 3MF foi selecionado porque ele proporciona a confiabilidade, completude e inequivocidade necessárias para automatizar a transferência de informações entre o Creo e os processadores de construção.

Uma vez terminado o processador de construção, podemos visualizar cada camada do trabalho de impressão. O exemplo acima usou o processador de construção Renishaw. O arquivo criado pelo processador de construção é um .mtt, que contém o código da máquina necessária para a máquina Renishaw. Os formatos dos arquivos variam de acordo com a marca da impressora 3D utilizada.

Os engenheiros estão começando a aproveitar o software de projeto generativo para explorar opções de projeto desconsideradas. Eis o que eles estão descobrindo: O redesenho do suporte GE mostrado na animação acima era 75% mais leve do que o desenho original e otimizado para permanecer dentro da tensão de rendimento do material usando o desenho generativo.

Veja o Creo e Materialise em Ação

Como é preparar um modelo 3D para ser impresso em metal? Veja de perto como o modelo 3D e os suportes podem ser configurados e como rever o código da máquina impressora 3D no vídeo abaixo.

Solicite nosso contato para mais informações do Creo

  • Saiba mais sobre os recursos e funções do Creo
  • Agende uma demonstração ao vivo do produto
  • Obtenha uma consulta grátis
  • Entenda o processo de compra
  • Obtenha preços de pacotes ou opções de licenciamento à la carte
Ligue Agora
× Fale conosco | WhatsApp