Simufact Forming

Simulação com Simufact Forming

Fácil de usar para o mais alto nível de produtividade

O Simufact Forming é uma ferramenta de simulação para profissionais práticos que trabalham com tecnologia de conformação. Nosso objetivo é focalizar o software para as necessidades práticas dos usuários.

A operação do software de simulação requer muitas vezes muito conhecimento especializado para construir e programar modelos complexos. Este não é o caso com o Simufact Forming: O usuário pode se concentrar nos detalhes relacionados à engenharia do processo de conformação. Ele não tem que lidar com a física do processo de conformação, nem com detalhes específicos da simulação. O Simufact Forming é orientado para a aplicação, bem como fácil e rápido de dominar.

A interface de usuário padrão do Simufact Forming permite que o software seja facilmente utilizado e, portanto, se torne uma ferramenta de engenharia para desenvolvedores de matrizes ou processos cujo trabalho diário é suportado e simplificado. Com apenas alguns cliques, todos os processos de conformação padrão podem ser simulados e avaliados.

Tecnologia AFS

Com a versão 12 do produto, Simufact introduziu a tecnologia AFS recentemente desenvolvida (Application Function Sets).

O AFS fornece uma configuração específica dependente do processo, como a escolha do solver certo, a tecnologia de malha, cinemática específica do processo e configurações avançadas. As funções específicas da aplicação são ativadas e o software se concentra nas funções relevantes do processo enquanto oculta as funções específicas de outras áreas de aplicação.

A nova tecnologia AFS significa que o acesso à simulação é mais intuitivo, mais rápido e mais afetivo.

Favor observar que os módulos de aplicação do Simufact Forming são assegurados por licenças. Teremos prazer em aconselhá-lo sobre qual combinação de módulos é a melhor para simular seus processos de fabricação. Para maiores informações, favor consultar nossos contatos de vendas.

Aplicações do Simufact para Conformação

Aplicações do Simufact para Soldagem

Aplicações do Simufact para Manufatura Aditiva

Conceito Operacional

O Simufact Forming vem com um conceito de operação de GUI recentemente desenvolvido: Diálogos de usuário altamente interativos relacionados ao contexto permitem um acesso direto a todas as configurações relevantes, o que proporciona uma experiência de manuseio completamente nova. Os usuários se beneficiam de um procedimento de modelagem fácil de usar via mouse ou touchpad, e finalmente uma maior produtividade na avaliação dos resultados.

Resultados Realistas da Simulação

Resultados altamente precisos

A Simufact Forming leva em conta todas as áreas da tecnologia de formação e, portanto, garante uma simulação altamente realista dos processos. Alcançamos este alto grau de precisão utilizando condições de fronteira e representações que foram concebidas com as exigências do usuário em mente. A Simufact Forming considera:

  • A cinemática da máquina, não importa de que tipo, e não importa quão complexa
  • O comportamento do material, elasticidade, plasticidade, endurecimento e amolecimento, assim como os efeitos que dependem da temperatura e velocidade
  • O atrito e o contato entre a ferramenta e a peça de trabalho
  • A termodinâmica do processo, o aquecimento das peças, a transferência de calor para os moldes e para o ambiente, o aumento da temperatura devido à formação de energia, calor de fricção, etc.

"Tão fácil quanto possível - tão complexo quanto necessário"

A complexidade e precisão do modelo de simulação pode ser aumentada, se necessário. Por exemplo, parâmetros únicos de modelo pré-definidos podem ser substituídos por valores medidos.

Uma infinidade de outras funções permite ao usuário experiente modelar todos os processos concebíveis, por mais complexos que sejam. Para especialistas, são fornecidas interfaces de usuário para permitir um ajuste dos algoritmos de cálculo, por exemplo, para fins de pesquisa.

Tecnologia exclusiva de Solver Duplo

As tecnologias de solver maduro, com a mais alta precisão de reprodução dos efeitos físicos relevantes, contribuem substancialmente para a alta qualidade dos resultados da simulação do Simufact Forming.

O Simufact Forming oferece dois métodos numéricos de cálculo para a simulação que se complementam:

  • Um solver de volume finito, baseado no solver explícito Dytran do MSC, é usado para a simulação especialmente eficiente de processos de forjamento quente e quente com formação significativa de rebarbas
  • Um solver de elementos finitos, baseado no solver Marc implícito do MSC para aplicações não lineares, é usado para simular todos os tipos de processo.

Ambos os solvers têm sido continuamente desenvolvidos pela MSC nas últimas décadas e permitem reproduzir a física complexa e não-linear dos processos de formação com a mais alta precisão. Estas tecnologias de solver oferecem a máxima precisão no resultado pelo uso da formulação de elementos termo-mecânicos, elasto-plásticos.

Além da qualidade dos resultados, na prática, o tempo de computação é outro critério de qualidade especialmente relevante. Somente curtos tempos de computação tornam o uso de software de simulação relevante para o trabalho diário. Simufact oferece a paralelização eficiente da simulação com seu módulo adicional de Desempenho: O uso dos métodos altamente eficazes, método de decomposição de domínio (DDM) para o solver FE e paralelização de memória compartilhada (SMP) para os solvers FE e FV, permite que o tempo de computação seja efetivamente reduzido.

Vídeos de Simulação

Funcionalidades do Simufact Forming

Aplicações do Simufact Forming

A Simufact Forming permite tanto simulações bidimensionais (eixo simétrico e planar) quanto tridimensionais na mesma interface gráfica do usuário. As simulações tridimensionais podem usar simetrias do processo real (simetrias cíclicas também!) para reduzir efetivamente o tamanho do modelo e o esforço de computação. Qualquer tipo de transição de duas a três dimensões, com ou sem simetrias, é possível.

Todas as temperaturas, desde a temperatura ambiente até quase o ponto de fusão, podem ser simuladas. A simulação leva sempre em conta (mesmo para processos de conformação a frio) a dissipação e o calor de fricção, bem como a transferência de calor com matrizes e o meio ambiente.

Todos os materiais (metálicos) comuns à tecnologia de conformação podem ser simulados. O banco de dados de materiais enviado com o Simufact Forming Hub já inclui:

  • Metais leves (alumínio, magnésio, titânio)
  • Aços (aços carbonados, de baixa e alta liga, austeníticos e bifásicos)
  • Metais pesados não ferrosos (cobre, latão, bronze)
  • Ligas de zinco
  • Metais pesados (chumbo, cádmio, zircônio, urânio)
  • Ligas especiais (ligas de níquel-cobre, ligas de níquel-cromo e outras)
  • Super ligas (Inconel, Hastelloy, Waspaloy, Incoloy, Nimonic)

Além disso, aços-ferramenta típicos para a caracterização de matrizes elásticas também estão incluídos.

O comportamento de recristalização de ligas de aço e níquel pode ser examinado com o módulo Microstructure Matilda.

Todas as máquinas de conformação comuns à tecnologia de conformação podem ser simuladas. O usuário pode descrever cinemáticas especiais em formato de tabela. As ferramentas rotativas são simuladas pelo módulo Rolling. A Simufact Forming simula agregados controlados em circuito fechado, tais como os utilizados para laminação de anéis ou forjamento de matrizes abertas com os respectivos módulos de aplicação.

Cadeia de Processos

Modelagem completa da cadeia de processos

As funções do módulo de aplicação permitem a simulação de etapas únicas de fabricação. Entretanto, os módulos também podem ser combinados em aplicações e produtos para conectar as várias etapas de fabricação a cadeias inteiras de processo e para simular estas como um todo:

➤ Simulação integrada da cadeia de processo de qualquer seqüência de fabricação de tecnologia de conformação, ligando e usando módulos de aplicação arbitrária

➤ Simulação integrada da cadeia de processo de todos os processos de conformação e operações de junção mecânica (usando o módulo de aplicação de Junção Mecânica)

➤ Simulação de cadeia de processo ligando processos de formação e processos de soldagem juntos, com a mais alta precisão de resultados baseada na compatibilidade completa do solver e modelos de material com Simufact Welding

➤ A influência dos tratamentos térmicos sobre as propriedades de formação do material pode ser simulada globalmente com Simufact Forming

O módulo de aplicação de Tratamento Térmico oferece uma análise mais detalhada das propriedades locais dos materiais durante os tratamentos térmicos

➤ Exportar os resultados da simulação para produtos de terceiros, por exemplo, para simulações de fadiga e colisões

Funcionalidades em Destaque

Destaques funcionais do Simufact Forming

➤ A interface gráfica do usuário (GUI) Simufact Forming foi especialmente projetada para simulações de modelagem de metais

➤ Todos os processos auxiliares relevantes, tais como o aquecimento prévio e intermediário, processos de rebarbamento e resfriamento podem ser simulados estreitamente relacionados com a vida real.

➤ A GUI oferece uma única interface tanto para simulações 2D quanto para 3D, não importa qual seja a aplicação. Os elementos da GUI dependentes da aplicação são contribuídos pelos módulos da aplicação e são integrados perfeitamente na GUI. Isto garante uma curta fase inicial de treinamento

➤ Bancos de dados armazenam todos os componentes do modelo e propriedades do processo permitindo a reutilização de todas as entradas anteriores

➤Importação CAD de todos os formatos comuns, importação de todas as montagens

➤ Correção automática de geometrias CAD defeituosas pelo programa integrado CADfix® de nosso parceiro ITI TranscenData

➤ Condições de limites e automatismos meticulosamente pré-definidos permitem ao usuário gerar um modelo de simulação e avaliar os resultados em um curto espaço de tempo

➤ Banco de dados abrangente de materiais com conjuntos de dados para cerca de 750 materiais

➤ As simulações de estresse do molde podem ser feitas diretamente acopladas às simulações de formação ou, alternativamente, podem ser desacopladas durante o pós-processamento

➤ Controle de estágios para ligação de processos em várias etapas

➤ As partículas pós-processadas podem ser rastreadas para frente e para trás através de qualquer número de etapas de formação

➤ As avaliações de rotina, por exemplo, ao examinar variantes, podem ser automaticamente inseridas em relatórios

➤ Base de dados abrangente de exemplos e tutoriais para auto-treinamento

➤ Modelo flexível de licença

➤ Funções remotas eficientes para estações de trabalho centrais e clusters

Estrutura Modular

O Simufact Forming tem uma arquitetura modular. O conceito modular dos produtos Simufact ajuda você a escolher as funções relevantes para suas necessidades. Esta abordagem economiza seus custos e lhe dá a flexibilidade de adaptar-se às mudanças das exigências.

Com seus módulos de aplicação, a linha de software oferece funções específicas de processo para todas as áreas de aplicação relevantes da simulação de formação. As funções dos módulos permitem a simulação de etapas únicas de fabricação e podem ser combinadas para simular cadeias inteiras de processo.

Os módulos adicionais oferecem uma gama completa de outras funções valiosas para o uso diário do software.

 

Solicite nosso contato para mais informações Simufact Forming

  • Saiba mais sobre os recursos e funções do Simufact Forming
  • Agende uma demonstração ao vivo do produto
  • Obtenha uma consulta grátis
  • Entenda o processo de compra