A Lean Manufacturing é uma metodologia para reduzir o desperdício no processo de fabricação. Introduzido pela Toyota pela primeira vez em 1930, o termo ‘lean’ foi criado em 1988. Desde então, tornou-se uma prática comum na indústria.
Um número crescente de fabricantes vem adotando a metodologia-Lean nos últimos anos. Mas o que queremos dizer com lean? E por que isso é importante?
O motivo princípal é a redução do desperdício no processo de fabricação, onde é evitado qualquer projeto que utilize recursos sem agregar valor ao cliente.
Os sete desperdícios definidos no Sistema de Produção Toyota original são:
Seguindo a metodologia Lean, os profissionais procuram reduzir ou remover completamente esses sete desperdícios do ciclo de produção. Fundamental para a metodologia é a melhoria contínua. Ao invés de se envolver na redução de resíduos como um exercício discreto, o lean é adotado como uma metodologia orientadora que produz otimizações cada vez melhores.
A Lean Manufacturing é construída sobre cinco princípios fundamentais, projetados para informar todos os aspectos do ciclo de produção:
A redução de resíduos pode ser vista como um benefício primário em si mesmo, mas a busca pela manufatura enxuta gera vários benefícios auxiliares, incluindo:
Além da economia de custos feita na redução de resíduos, estes benefícios tornaram especialmente desejável, pois a tecnologia ampliou os efeitos da adoção da metodologia-Lean.
A maior disponibilidade da tecnologia para Indústria 4.0 precipitou a disseminação da produção Lean. Simplesmente, é mais fácil e mais eficaz engajar-se na otimização contínua do que nunca.
Ao mesmo tempo, nunca foi tão importante adotar a metodologia-Lean, parcialmente para acompanhar os concorrentes já bem versados em seus princípios e parcialmente para responder a um ambiente econômico inexoravelmente acelerado. Longe de meramente reduzir o desperdício, a produção Lean permite às empresas se aclimatarem para apertar os ciclos de vida dos produtos e uma crescente demanda por customização. Os princípios da produção enxuta equipam os fabricantes com a agilidade necessária não apenas para melhorar continuamente, mas também para se adaptar continuamente.