Lean Manufacturing - O que é? Qual a sua importância?

O que é Lean Manufacturing?

A Lean Manufacturing é uma metodologia para reduzir o desperdício no processo de fabricação. Introduzido pela Toyota pela primeira vez em 1930, o termo ‘lean’ foi criado em 1988. Desde então, tornou-se uma prática comum na indústria.

Um número crescente de fabricantes vem adotando a metodologia-Lean nos últimos anos. Mas o que queremos dizer com lean? E por que isso é importante?

O motivo princípal é a redução do desperdício no processo de fabricação, onde é evitado qualquer projeto que utilize recursos sem agregar valor ao cliente.

Os sete desperdícios definidos no Sistema de Produção Toyota original são:

  • Transporte desnecessário;
  • Excesso de inventário;
  • Movimento desnecessário de pessoas, equipamentos ou máquinas;
  • Empregados inativos à espera, ou equipamentos ociosos;
  • Sobreprodução de produto;
  • Excesso de processamento colocar mais recursos do que um cliente precisa;
  • Defeitos que requerem recursos para corrigir.

Seguindo a metodologia Lean, os profissionais procuram reduzir ou remover completamente esses sete desperdícios do ciclo de produção. Fundamental para a metodologia é a melhoria contínua. Ao invés de se envolver na redução de resíduos como um exercício discreto, o lean é adotado como uma metodologia orientadora que produz otimizações cada vez melhores.

Os 5 princípios da Lean Manufacturing

A Lean Manufacturing é construída sobre cinco princípios fundamentais, projetados para informar todos os aspectos do ciclo de produção:

  • Valor para o cliente: Definindo um preço de cima para baixo que o cliente pagará, com o objetivo de otimizar a fabricação para obter lucro a esse preço;
  • O fluxo de valor: Obter uma compreensão completa do ciclo de vida do produto para eliminar as ineficiências;
  • O fluxo contínuo: Garantir a operação contínua; a interrupção inevitavelmente leva ao desperdício;
  • O puxar do cliente: Semelhante à produção just-in-time, nada é feito até que seja encomendado;
  • Perfeição: Envolver-se na melhoria contínua para perseguir incessantemente o processo perfeito.

Benefícios da Lean Manufacturing

A redução de resíduos pode ser vista como um benefício primário em si mesmo, mas a busca pela manufatura enxuta gera vários benefícios auxiliares, incluindo:

  • Aumento da qualidade do produto: Maior eficiência permite que os funcionários gastem mais tempo em inovação e controle de qualidade. Ao visar defeitos como desperdício, a qualidade da produção melhora;
  • Melhoria dos prazos de entrega: O tratamento de interrupções como desperdício e o desenvolvimento de processos just-in-time acelera a produção;
  • Sustentabilidade: A redução do desperdício e um negócio mais ágil fazem de uma empresa infinitamente adaptável, com um menor impacto ambiental;
  • Aumento dos lucros: Adotar uma produção Lean significa fazer mais com menos e isso significa margens de lucro mais amplas.

Além da economia de custos feita na redução de resíduos, estes benefícios tornaram especialmente desejável, pois a tecnologia ampliou os efeitos da adoção da metodologia-Lean.

Por que Lean Manufacturing é importante?

A maior disponibilidade da tecnologia para Indústria 4.0 precipitou a disseminação da produção Lean. Simplesmente, é mais fácil e mais eficaz engajar-se na otimização contínua do que nunca.

Ao mesmo tempo, nunca foi tão importante adotar a metodologia-Lean, parcialmente para acompanhar os concorrentes já bem versados em seus princípios e parcialmente para responder a um ambiente econômico inexoravelmente acelerado. Longe de meramente reduzir o desperdício, a produção Lean permite às empresas se aclimatarem para apertar os ciclos de vida dos produtos e uma crescente demanda por customização. Os princípios da produção enxuta equipam os fabricantes com a agilidade necessária não apenas para melhorar continuamente, mas também para se adaptar continuamente.

 

Fale com um especialista em Internet das Coisas

Descubra como podemos ajudar você a atingir seus objetivos de negócio com IoT Industrial

Interessado em recursos para aumentar a visibilidade de seu negócio? 

Curioso em como transformar seu negócio por meio de nossa plataforma para Indústria 4.0? 

Se você tem perguntas técnicas ou comerciais, quer agendar uma demonstração ou gostaria de obter acesso de avaliação, nossos especialistas em IIoT podem ajudar.
Ligue Agora
× Fale conosco | WhatsApp