Tendências da Tecnologia de Transformação Digital para 2022

O que está a caminho no ano de 2022 com a transformação digital? Aqui na Partnervision, não temos uma bola de cristal, mas trabalhamos com empresas líderes e parceiros em todo o mundo. Com base em nossa colaboração com esses grupos, nossas próprias pesquisas e relatórios de nossos pares, aqui estão 5 tendências de transformação digital a serem observadas em 2022:

  • Importância do Investimento Substancial na Transformação Digital
  • Benefícios do DX Precisamente Focado
  • Vantagens das experiências digitais dos funcionários
  • Crescimento da IA Generativa na Transformação Digital
  • Aumento do ritmo de mudança e personalização na infraestrutura de TI

1. Importância do Investimento Substancial na Transformação Digital

A execução de uma iniciativa de transformação digital bem sucedida não é tarefa fácil. A pesquisa de meio ano da McKinsey sobre transformação digital constatou que as empresas que fazem investimentos significativos em capacidades tecnológicas, talento, liderança e recursos, colhem os benefícios. O conjunto de dados do maior desempenho dos entrevistados da pesquisa, estava bem à frente de seus concorrentes em todas essas quatro áreas; um exemplo é que os 20% mais bem sucedidos têm o dobro da probabilidade de dizer que preenchem papéis-chave da tecnologia com talentos de alta qualidade de forma oportuna.

Os resultados da pesquisa da McKinsey com o que ouvimos dos clientes, informam que 77% dos programas de transformação digital gastam mais de US$ 1 milhão e 30% gastam mais de US$ 5 milhões anualmente. Estes esforços envolvem colaboração entre líderes tecnológicos, líderes estratégicos e líderes funcionais, juntamente com muitos outros. O sucesso da transformação digital é um desafio, mas com a visão, recursos, pessoal e implementação corretos, o pagamento é exponencial.

2. Benefícios do DX Precisamente Focado

A transformação digital é uma proposta tão ampla com tantas dimensões que muitas empresas lutam com o primeiro passo: por onde começar? Algumas optam por enfrentar simultaneamente múltiplos desafios, muitas vezes em detrimento delas. Em média, os fabricantes começam com oito projetos piloto digitais, mas 75% deles não conseguem escalar, o que pode pôr em questão a longevidade e o financiamento do programa.

Embora esta abordagem mista possa fazer sentido intuitivo, já que as iniciativas DX assumem muitas formas diferentes e levam tempo para serem recompensadas, o “pilot purgatory” é o resultado final infelizmente típico. Com muito a considerar, o cansaço da decisão e a paralisia da análise se instalam e as iniciativas se desdobram. Empresas que identificam seus problemas mais urgentes, avaliam os benefícios de resolvê-los, investem com confiança e executam com eficácia, serão recompensadas por isso.

3. Vantagens das experiências digitais dos funcionários

O recente relatório de pesquisa da Accenture “The Future of Work” (O Futuro do Trabalho): Um modelo de trabalho híbrido” descobriu que a maioria dos trabalhadores (83%) prefere uma abordagem em que eles possam contribuir no local ou fora dele. Isso faz perfeito sentido, dado que muitos funcionários se acostumaram a tal flexibilidade nos últimos dois anos. Com o relatório também descobrindo que 63% das empresas de alto crescimento já adotaram um modelo de “produtividade em qualquer lugar”, o ônus é dos empregadores para garantir que sua força de trabalho esteja equipada com os recursos e apoio adequados para ser bem sucedida.

As experiências digitais-first e conectadas que aumentam a produtividade e retêm o talento, servirão como uma vantagem competitiva significativa para as empresas. A realidade aumentada já está sendo utilizada em tudo, desde o treinamento da Força Aérea Americana até a assistência na manutenção de máquinas industriais e o treinamento de vendedores de motocicletas. As empresas têm visto a economia com a redução das despesas de viagem nos últimos dois anos, e se elas podem mantê-las sem nenhum efeito adverso, por que não o fariam?

4. Crescimento da IA Generativa na Transformação Digital

Como Gartner observa ao olhar em frente em direção às tendências tecnológicas de ponta do próximo ano, a IA Generativa é um assunto a ser observado. Generative Artificial Intelligence “refere-se a métodos de aprendizagem de máquinas que aprendem sobre conteúdo ou objetos a partir de seus dados e depois usam essa informação para gerar artefatos novos e originais”, de acordo com o Gartner. Esta capacidade já faz parte dos programas de transformação digital existentes e se tornará mais integrada à medida que a tecnologia amadurecer; até 2025, o Gartner espera que a IA generativa seja responsável por 10% de todos os dados produzidos, a partir de menos de 1% hoje.

Como a aprendizagem de máquinas continua avançando, uma área em que ela já oferece valor significativo é o design. Usando o design generativo, os engenheiros podem iterar sobre novas idéias de forma rápida e criativa, deixando que o software os guie para novas soluções. Hoje, esta tecnologia molda uma variedade de produtos, incluindo carros na estrada e ternos no espaço exterior. Com o passar do tempo, ela desempenhará um papel ainda mais proeminente na forma como as empresas projetam e fabricam a próxima onda de produtos.

5. Aumento do ritmo de mudança e personalização na infraestrutura de TI

A incerteza levantou sua cabeça de uma forma especialmente crítica durante os últimos anos. Em um artigo da Deloitte sobre estratégia e DX, mais de três quartos dos executivos pesquisados disseram esperar mais mudanças nos próximos cinco anos do que nos cinco anos anteriores. Mais da metade dessa “Cohort” acredita que o ritmo acelerado da tecnologia “não é bom” para suas organizações ou clientes.

Ter a capacidade de se ajustar na mosca será uma aposta de mesa para competir. O que também é provável, como as empresas traçam diferentes caminhos para atingir seus objetivos, é que a combinação de on-premise e cloud se transforme em on-premise e nuvens. SaaS está em marcha porque proporciona maior mobilidade, melhor colaboração, inovação mais rápida, escalabilidade simples e um custo total mais baixo, mas com muitas empresas obtendo o que precisam do software on-prem, isso não vai desaparecer tão cedo. Como Daniel Newman escreve na Forbes, a evolução da nuvem híbrida para multinuvem ajudará as empresas a melhor atender suas necessidades de TI, favorecendo parceiros que possam fornecer ambos os tipos de serviços e integrá-los perfeitamente.

Pensamentos finais

A tecnologia é a força vital da transformação digital e ambas continuarão avançando em 2022. Manter em mente as tendências acima, ajudará as empresas a buscar iniciativas DX bem sucedidas e a se posicionarem para o sucesso a longo prazo, mesmo que o terreno se mude.

PARTNER

DAY

Uma consultoria gratuita da Partnervision, focada em entender suas necessidades rumo a transformação para a Industria 4.0. 

  • Nosso foco está em compreender melhor o seu negócio;
  • Listar os desafios nos processos que impactam;
  • Identificar:
        • As iniciativas e os processos relacionados;
        • Como a tecnologia pode melhorar os processos;
        • O caminho ótimo para atingir as metas;
        • Oportunidade de valor e áreas de melhorias.
  • Documentar os processos atuais de Desenvolvimento de Produtos e Serviços;
  • Propor a melhor solução enfatizando os benefícios qualitativos e quantitativos.
 
Ligue Agora
× Fale conosco | WhatsApp