Descubra o poder da integração entre PDM (Gerenciamento de Dados do Produto) e PLM (Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto). Neste blog, explicaremos os papéis de cada ferramenta e como elas podem se complementar para otimizar o desenvolvimento de produtos, reduzir erros e impulsionar a produtividade da empresa.
Ferramentas importantes da fabricação discreta moderna (assim como da fabricação por processo), o software de gerenciamento de dados do produto (PDM) e o software de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) podem parecer se sobrepor de maneiras significativas, até mesmo ao ponto de redundância. Na verdade, alguns fabricantes optam por escolher entre um ou outro, pelo menos inicialmente. No entanto, uma compreensão mais profunda revela que, embora operem no mesmo domínio geral, PDM e PLM têm funções distintas a desempenhar e, quando implantados corretamente, podem ser poderosamente complementares.
O PDM é uma ferramenta para gerenciar dados de desenvolvimento de produto para engenharia CAD 3D/2D, permitindo a gestão e controle de listas técnicas de materiais “BOM”, documentação relacionada, processos por fluxos de trabalho, gerenciamento de atividades, gestão de mudanças e controle de histórico, revisão e versão. O PDM também tem a função de sincronizar, comunicar e colaborar de maneira global as equipes de projeto em uma única fonte da verdade.
Por outro lado, o PLM é uma abordagem mais holística que gerencia o ciclo de vida do produto desde a concepção até a finalização do produto.
Neste sentido o PLM permite atuar em todas as áreas da empresa, passando por engenharia, manufatura, qualidade, fornecedores, comercial, PCP, logística, gestão de projeto, operação, suporte em campo e conectado com outros sistemas como ERP e MES. O PLM pode ser descrito como a "espinha dorsal no desenvolvimento do produto" de uma empresa.
Como descrito acima, a diferença principal reside no escopo. O PDM, como o próprio nome sugere, concentra-se em organizar, centralizar, sincronizar e gerenciar dados do produto, especialmente durante as fases na engenharia. O PLM - a base do Digital Thread - possui uma abrangência muito mais ampla e, portanto, tem mais influência e impacto em toda a empresa.
Dentro da fase de desenvolvimento do produto na engenharia, o PDM é a principal ferramenta para gerenciar CAD 3D e 2D, permitindo o controle de todo o processo de versionamento, revisão e histórico do produto. Assim, é possível integrar capacidades de gestão de projeto, gestão de documentação e gestão de mudanças.
Por sua vez, o PLM é utilizado de forma mais estratégica durante o desenvolvimento do ciclo de vida do produto, podendo integrar não só a engenharia, mas também áreas como manufatura, PCP, qualidade, operações, serviços, comercial e suporte ao cliente. Tanto o PDM quanto o PLM devem ser integrados com sistemas como MES e ERP.
O processo de PDM pode ser compreendido como uma série de atividades simultâneas e sequenciais dentro da engenharia. Durante a fase inicial de design, a engenharia está na vanguarda e utiliza o PDM quase exclusivamente para fins de engenharia. A prototipagem é realizada rapidamente e de forma mais informal como parte desse processo (e até mesmo pode ser feita offline).
A liberação para fabricação envolve o compartilhamento de arquivos CAD e listas de materiais, os quais podem ser enviados para sistemas ERP ou MES. O processo de mudança permanece isolado dentro da engenharia até a aprovação e subsequente transferência para o processo de fabricação.
Dentro de um sistema PLM que incorpora as funcionalidades do PDM, as mesmas atividades ocorrem, porém, com uma colaboração e visibilidade mais abrangentes entre todos os interessados no produto.
Em um ambiente de PLM, as áreas integradas têm uma visibilidade anterior sobre o design e suas especificações. A fabricação também possui uma visão mais completa ao longo do ciclo de vida, e as listas de materiais (EBOM, MBOM e SBOM) podem ser criadas automaticamente. Além disso, os processos de mudança são mais robustos, porque um público abrange outras áreas que podem analisar e relatar problemas ou preocupações com o desenvolvimento do produto.
Superficialmente, os benefícios apenas do PDM são mais atraentes, especialmente para empresas que desejam gerenciar os dados de sua engenharia, possuem recursos limitados e pouco tempo para iniciativas tecnológicas além de simplesmente lançar um ótimo produto no mercado. No entanto, para empresas com uma visão estratégica de longo prazo, o PLM tem o potencial de proporcionar benefícios muito mais significativos devido ao fato de ser uma solução mais corporativa.
Arquitetura moderna
Gerencie dados em escala com a arquitetura da Web desenvolvida para orquestração multissistemas.
Colaboração segura
Trabalhe com segurança dentro e fora do ambiente corporativo com proteções baseadas em IP e plataforma.
Upgrades racionalizados
Reduza os transtornos para o usuário atualizando os dados no local utilizando um processo automatizado que poupa tempo.
Administração e suporte
Desfrute do sistema de monitoramento “sempre ativo” baseado em IoT e dos programas de aprendizado conduzidos por especialistas da PTC.
Implantação flexível
Implante localmente ou via SaaS para maior tempo de atividade e conformidade de segurança.
Optar entre um PDM focado em engenharia e um PLM pronto para empresas nem sempre é uma decisão clara. No entanto, a consideração cuidadosa de vários fatores críticos pode ajudar a orientar a decisão correta.
Para operações mais amplas e distribuídas, envolvendo múltiplos departamentos internos, cadeias de suprimentos extensas e diversas parcerias, o poder e o alcance do PLM são essenciais. Sistemas de PDM podem ser adequados para operações menores, com equipes reduzidas e menos departamentos necessitando de acesso a dados críticos.
O PLM é a escolha clara para a fabricação de produtos complexos que exigem uma extensa colaboração entre empresas ao longo de todo o ciclo de vida.
Para empresas que enfrentam decisões difíceis sobre orçamento, um PDM autônomo pode ser um primeiro passo eficaz para encontrar soluções mais abrangentes. Muitos sistemas de PDM são especializados em lidar com essa necessidade específica, embora possam se concentrar em uma parte específica do ciclo de vida.
O PLM pode estabelecer uma base mais sólida e resiliente do que o PDM para empresas que tenham planos de crescimento significativo ou diversificação, bem como para aquelas cujos produtos possam aumentar em complexidade ao longo do tempo.
Está claro que o PDM e o PLM são soluções de gerenciamento para o desenvolvimento de um produto (embora intimamente relacionados). Escolher um ou outro vai depender das iniciativas da empresa. O Windchill, por sua vez, tem a capacidade de atuar tanto como PDM quanto como PLM. Isso significa que as empresas podem começar de onde estão, com a introdução de um PDM, e evoluir para uma solução completa de PLM à medida que crescem.
Obtenha rapidamente valor agregado com o PLM e gerencie todo o ciclo de vida do seu produto!
Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.
Você precisa fazer login para comentar.